OV-chipkaart ou só o seu cartão bancário? Algumas coisas que descobri
Daily life in NLQuando me mudei para cá, ignorei todo o assunto OV-chipkaart por um mês e comprei bilhetes avulsos. Erro caro. O que acabei por descobrir, caso isso poupe a alguém o mesmo desvio:
Talvez você nem precise de um cartão no início. Com o OVpay, você faz o check-in e o check-out com o seu cartão de débito normal ou telemóvel — sem registo, sem nada para encomendar. Veja ovpay.nl. Nas primeiras semanas, isto é sinceramente suficiente.
Obtenha um OV-chipkaart pessoal se você faz deslocações regulares. O OVpay ainda não funciona com todos os passes sazonais e produtos de viagem, por isso as assinaturas com desconto continuam a ficar no cartão. O cartão pessoal custa €7.50, é válido por 5 anos, e você encomenda-o em ov-chipkaart.nl. Pode carregar assinaturas nele e configurar recarga automática, para deixar de o alimentar nas máquinas.
Faça o check-out. Sempre. Esquecer-se de fazer o check-out é o clássico imposto de principiante. Encontre o alarme mental que funcionar para você.
Pergunta em aberto da minha parte: para alguém que apanha o comboio talvez duas vezes por semana fora das horas de ponta, qual assinatura de desconto da NS realmente compensa? As opções em ns.nl parecem todas semelhantes no papel, e eu preferia ouvir números reais de pessoas que fazem deslocações do que adivinhar.