Saltar para o conteúdo principal
0

Huurtoeslag mudou em 2026: o que verifiquei antes de me candidatar

Housing
Natalia_NLEspanha

Meu aluguel aumentou em julho, então finalmente verifiquei se eu tinha direito a huurtoeslag. As regras mudaram em 1 de janeiro de 2026, então muitas dicas antigas de fórum agora estão desatualizadas. O que encontrei no site oficial:

• O limite máximo rígido de aluguel desapareceu. Antes de 2026, se o seu aluguel estivesse acima do huurgrens, você não recebia nada. Agora, um aluguel mais alto ainda pode dar direito — mas o cálculo só considera aluguel até €932.93 (menores de 21: €498.20). Tudo acima disso continua sendo seu custo.
  • O limite para jovens passou de 23 para 21. Se você tem 21 ou 22 anos, o máximo normal agora se aplica a você.
  • Os custos de serviço não contam mais. Apenas o aluguel base (kale huur).
  • Patrimônio: em 1 de janeiro de 2026, máximo de €38,479 por pessoa, €76,958 com um toeslagpartner. Presumo que economias no exterior também contem, mas me corrijam se alguém souber com certeza.
  • Não existe um limite único de renda. Depende do seu aluguel, idade e composição da casa. Todos registrados no seu endereço contam como co-residentes, o que pode afetar o valor.
  • A moradia deve ser independente: porta de entrada própria com fechadura, cozinha própria, banheiro próprio e, desde março de 2024, também seu próprio chuveiro ou banheira. Um quarto com cozinha compartilhada não dá direito.
  • Você deve estar registrado no endereço na gemeente.

Antes de se candidatar, faça a simulação (proefberekening) via belastingdienst.nl. Dez minutos, e isso evita surpresas depois.

0
Lena_030Ucrânia

This is a useful summary. I entered all of my savings in the test calculation, including the small account I still have abroad, and saved a screenshot of the result before applying.