Dicas: solicitar o DigiD e abrir uma conta bancária (minha experiência)
Money & benefitsNo mês passado ajudei um amigo que tinha acabado de chegar aos Países Baixos. Tudo começa com duas coisas: DigiD e uma conta bancária. Aqui estão as minhas dicas.
DigiD
Você precisa de DigiD para quase tudo: Belastingdienst, toeslagen, DUO, o seu seguro de saúde.
- Solicite o DigiD em digid.nl. Você precisa do seu BSN, de um endereço junto a um município neerlandês e de um telemóvel.
- Você recebe uma carta com um código de ativação. Isso demora no máximo 5 dias úteis.
- Ative rapidamente e depois instale a app DigiD. Entrar com a app é muito mais fácil do que com códigos por SMS.
Conta bancária
Para a minha conta eu precisei de passaporte, BSN e endereço. Em muitos bancos isso pode ser feito simplesmente por uma app. Faça isso rapidamente, porque aqui muitos pagamentos online são feitos com iDEAL, e para isso você precisa de uma conta neerlandesa.
Minha lição: organize o DigiD na sua primeira semana. Quase todos os assuntos com o governo são feitos online com DigiD.
Pergunta para o grupo: qual banco vocês acham bom para recém-chegados? No meu banco tudo estava apenas em neerlandês, o que no começo foi difícil.