Encontrar trabalho como migrante da UE: minha experiência com agências e contratos
Work & careersTexto curto, talvez útil para outras pessoas da UE aqui.
Contexto: vim da Polônia para trabalhar. Como cidadão da UE, você pode trabalhar na Holanda sem permissão de trabalho, e o seu empregador também não precisa de uma — veja ind.nl. Essa é a parte fácil. O resto é a procura normal de emprego.
O que eu fiz:
- Uitzendbureau (agência de trabalho temporário) primeiro. A forma mais rápida de começar a ganhar dinheiro. Trabalho de logística e produção existe em toda parte. Mas leia o contrato antes de assinar e pergunte exatamente quantas horas por semana são garantidas. Se a resposta for vaga, essa é a sua resposta.
- Verifique cada holerite. Horas, horas extras, vakantiegeld. Erros acontecem, e ninguém os corrige a menos que você peça.
- werk.nl. O site do UWV. Você pode colocar seu CV lá e definir alertas para vagas. Nada glamouroso, mas é gratuito e oficial.
- Holandês. O meu armazém funcionava em polonês e inglês. Mesmo assim, comecei aulas (inburgering voluntário — como cidadão da UE, não sou obrigado). Toda entrevista depois disso correu melhor. Correlação não é causalidade, mas eu sei o que penso.
Depois de cerca de um ano de trabalho por agência, consegui um contrato direto. Nada dramático. Persistência chata.
Pergunta para os outros: alguém aqui passou de trabalho por agência para um emprego de escritório? Como vocês apresentaram a lacuna entre "o que eu fazia na Polônia" e "o que as agências me deram aqui" no seu CV?